2º Café Mulheres 3S propõe agenda colaborativa para impulsionar equidade de gênero no Terceiro Setor
- Fernanda Soares
- 27 de fev.
- 4 min de leitura
Belo Horizonte, fevereiro de 2025 – O Movimento Mulheres 3S realiza, no dia 12 de março de 2025, a segunda edição do Café Mulheres 3S, reunindo mulheres líderes dos três setores para promover trocas, acolhimento, desenvolvimento profissional e compartilhamento de boas práticas em prol da equidade de gênero nas organizações. O evento acontecerá das 9 às 12 horas, em sala reservada no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte.

Inspirado no tema global da ONU Mulheres para o Dia Internacional da Mulher 2025, “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento”, o encontro busca fortalecer as mulheres à frente do Terceiro Setor e a conexão intersetorial, visando a ampliação da equidade de oportunidades e o empoderamento feminino, principalmente no ambiente de trabalho. Além de incluir no encontro a celebração dos 30 anos da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, um dos marcos mais importantes na luta global pelos direitos das mulheres, o evento reforça a necessidade de garantir avanços concretos e duradouros, combatendo retrocessos e buscando parcerias estratégicas.
Construindo uma agenda colaborativa pela equidade de gênero
Durante o evento, as participantes serão convidadas a cocriar uma agenda colaborativa entre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e empresas e órgãos públicos parceiros, adicionando suas próprias ações, possibilidades de intercâmbio e de apoio ao ODS 5 (Igualdade de Gênero) e ODS 17 - Parcerias em prol das metas). O objetivo é estruturar um calendário conjunto de ações para serem consultadas e realizadas com a perspectiva de gerar conexões e somar forças, incluindo campanhas como Outubro Rosa, Agosto Lilás e os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, além de propostas para formações e desenvolvimento profissional.. Essa iniciativa visa fortalecer a articulação entre organizações, ampliar a visibilidade de suas atividades e incentivar ações concretas.
Será feito um novo chamado para que as mulheres assumam o Manifesto Mulheres 3S como parte de sua jornada e levem sugestões de implementação na gestão de suas organizações. O manifesto reforça o compromisso com a promoção de lideranças femininas e a construção de um ambiente mais equitativo e inclusivo no Terceiro Setor, convidando para um aprofundamento significativo para ampliar oportunidades, derrubar barreiras e garantir que nenhuma mulher fique para trás.
Uma mobilização em três frentes: direitos, igualdade e empoderamento
O Movimento Mulheres 3S valoriza e apoia projetos que defendem os direitos das mulheres, promovem a igualdade de gênero e fomentam o empoderamento feminino, especialmente pela via do conhecimento e do trabalho. O evento se propõe a atender o chamado global da ONU Mulheres para 2025, a partir das três áreas principais de mobilização apresentadas, que também se expressam no Manifesto ‘A Força das Mulheres no Terceiro Setor’.:
Direitos das mulheres e meninas: o movimento apoia iniciativas que lutam pela garantia dos direitos das mulheres e meninas, desafiando todas as formas de violência, discriminação e exploração.
Igualdade de gênero: fortalecer a representatividade feminina nos espaços de poder, incentivando redes de apoio e colaboração que reduzam barreiras sistêmicas e promovam mudanças estruturais dentro das organizações.
Empoderamento: questionar e colaborar na construção de novas estruturas de poder, garantindo acesso inclusivo à liderança e aos espaços de decisão. Priorizar oportunidades para que mulheres liderem e inovem, com acesso à profissionalização e ao fortalecimento de redes de apoio genuínas e inspiradoras.
Através de debates, trocas de experiências e ações concretas, o evento busca potencializar a participação ativa das mulheres nos espaços de tomada de decisão e fortalecer o seu papel e das Organizações da Sociedade Civil como agentes de transformação na sociedade.
Sobre o Movimento Mulheres 3S
O Movimento Mulheres 3S nasceu com o propósito de empoderar, reconhecer e fortalecer as mulheres, que representam aproximadamente 65% da força de trabalho nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil.
Embora sejam maioria no setor, as mulheres ainda enfrentam desafios significativos em termos de representatividade em cargos de liderança e disparidades salariais. Por exemplo, enquanto os homens brancos têm a maior participação (44,92%) na faixa dos salários mais altos – mais de 20 salários mínimos – as mulheres negras são maioria nas faixas que representam os menores salários.
A iniciativa do Movimento Mulheres 3S visa estimular a valorização do protagonismo feminino, promover o desenvolvimento profissional e fomentar estratégias para que as mulheres ocupem espaços de liderança e tomada de decisão, contribuindo para um ambiente mais justo e equitativo no Terceiro Setor.
“A primeira reunião de articulação para a construção do Manifesto “A Força das Mulheres no Terceiro Setor“ contou com a presença de lideranças dos três setores que prezam pela valorização e empoderamento feminino.
A igualdade de gênero – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 5 (ODS 5 / ONU) norteia esta iniciativa coidealizada por Julia Caldas - Fundamig e Nanda Soares - Conectidea. Seguindo uma dinâmica participativa, com alianças estratégicas intersetoriais, o encontro contou com a presença de Aline Seoane Resende Paulino, Valda Maciel e Mariana Pimenta, do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS; Tatiana Senra, representando o FDC – Centro Social Dom Serafim; da Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna; da Dra. Tatiana Pereira, promotora de Justiça e coordenadora do CAOTS / MPMG; da Marisa Seoane, chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município – PBH; e da Adriana Mulls, presidente do Diário do Comércio e idealizadora do Movimento Minas 2032; unidas na luta pela transformação social.” Publicado no Diário do Comércio - 10 de setembro de 2021
2023 - O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebeu o Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor, em outubro de 2023, com a presença de representantes de 17 instituições para a realização do 1º Café Mulheres 3S.
Estiveram presentes as idealizadoras Julia Caldas (Fundamig) e Nanda Soares (Conectidea), com as organizações que aderiram ao Manifesto: ACMinas, MBRH, DII Brasil, Diversas, Capitalismo Consciente, Sistema Divina Providência, Fadecit, Fundação ArcelorMittal, Instituto BH Futuro, Associação de Prevenção do Câncer na Mulher – Asprecam, Fundação Pitágoras, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Remediar e Fundação Salvar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O evento contou ainda com o apoio do Procon-MG.
Serviço
2º Café Mulheres 3S
Data: 12 de março de 2025
Horário: 9 às 12 horas
Local: Sala de Treinamento da Escola Estadual de Defesa do Consumidor – MPMG (Rua Gonçalves Dias, nº 2.039, 13º andar, Lourdes, Belo Horizonte – MG)
🔗 Mais informações: www.mulheres3s.org
Comentários