top of page

Cuidar é urgente: CDM e Movimento Mulheres 3S colocam a Economia do Cuidado no centro do debate 

Release via Comunicação CDM


Mulheres são responsáveis por mais de 75% do trabalho de cuidado não remunerado no mundo, tema central do encontro que uniu escuta, reflexão e construção coletiva na sede da CDM



Foto: João Victor Ferreira                                                                                                                                         
Foto: João Victor Ferreira                                                                                                                                         

Mais de 20 mulheres se reuniram no dia 22 de maio para participar do workshop “Mulheres 3S e a Economia do Cuidado nos ODS”, realizado pela CDM Projetos Sociais de Alto Impacto. O encontro abriu, oficialmente, a Agenda Colaborativa Mulheres 3S 2025 do Movimento Mulheres 3S, criando um espaço de escuta, troca e construção coletiva em torno de um tema urgente e que tem sido invisibilizado.


Dados recentes da ONU Mulheres e da Stanford Social Innovation Review revelam que as mulheres são responsáveis por mais de 75% do trabalho de cuidado não remunerado em todo o mundo. Ainda assim, a desigualdade na distribuição desse trabalho persiste, com impactos na autonomia, saúde e bem-estar das mulheres.


Durante o workshop, conduzido pelas facilitadoras Hellen Trindade, Élida Carneiro e Nathália Simões, da equipe CDM, o grupo refletiu sobre o cuidado nas esferas social, política e econômica, e como ele se conecta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente) e 10 (Redução das Desigualdades).



Fotos: João Victor Ferreira - Acesse o álbum completo   


"Foi uma alegria e uma honra abrir a Agenda de diálogos estratégicos propostos pelo Movimento Mulheres 3S, recebendo, na sede da CDM, um grupo potente de mulheres engajadas com as causas sociais para refletir sobre um tema tão sensível e necessário, a Economia do Cuidado e sua relação com os ODS. Esses encontros geram conexões duradouras e parcerias que promovem transformação e impacto social em rede, que vão muito além de um evento pontual.", ressaltou Nathália Simões, assessora de Marketing da CDM e uma das facilitadoras.

As participantes também criaram o “Mapa do Cuidado em meu Território”, compartilhando experiências e desafios.  Ao final, elas foram convidadas a levar para casa uma “Carta para o Futuro”, em que poderiam refletir sobre o papel que desejam assumir na transformação do cuidado.


Para Martionei Gomes, superintendente da CDM, receber o encontro foi um momento de conexão com os valores da instituição:


“Acreditamos no cuidado como prática de transformação. Na CDM, isso se expressa nos projetos que desenvolvemos e na nossa cultura interna, sendo 90% da equipe formada por mulheres, e com ações que reforçam nosso compromisso com as pessoas. Ao receber o workshop, reafirmamos nossos valores de ter atenção e cuidado com cada pessoa, acreditando no seu protagonismo.”

Regina Célia da Silva - Relações Públicas Sociais da Cruz Vermelha Brasileira - Afiliada Minas Gerais/CVBMG, comentou:


"Poder participar do encontro promovido pela CDM junto com outras mulheres, e refletir sobre as questões tão sensíveis que cercam o tema Cuidado, oportunizou, através da escuta e da reflexão, aprendizado e crescimento rumo ao compromisso diário do cumprimento da agenda 2030, que envolve o gênero, protagonismo e igualdade."

As próximas ações da Agenda Colaborativa Mulheres 3S abordarão a liderança feminina, dignidade menstrual, políticas públicas pela equidade de gênero, economia do cuidado, representatividade, dentre outros. Para saber mais e acompanhar os próximos encontros, acesse: www.mulheres3s.org/agenda . 





SOBRE O MOVIMENTO MULHERES 3S


O Movimento é uma iniciativa coordenada pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado - FUNDAMIG, e pela CONECTIDEA - Base Criativa de Transformação Social, com a chancela do CAO-TS/MPMG. Surgiu como um desdobramento do Manifesto ‘A Força das Mulheres no Terceiro Setor’, resultado de um insight e resposta coletiva ao cenário pandêmico em que mulheres somavam 70% dos profissionais na linha de frente do setor social e de saúde, segundo dados da ONU, e ainda seguem como maioria nas atividades do cuidado. Desde então, tornou-se uma força trissetorial, unindo sociedade civil, empresas e governo. 


SOBRE A CDM PROJETOS SOCIAIS DE ALTO IMPACTO


Reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2023, contemplada com o Prêmio Periferia Viva do Ministério das Cidades e com o Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor do Instituto GRPCom em 2024, a CDM atua há quase quatro décadas na proposição, gestão e execução de projetos sociais de alto impacto. Seus projetos alinham-se aos princípios do Pacto Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.



Sugestão de fonte:


Release via Comunicação CDM

Assessoria de Imprensa CDM

Hellen Trindade Generoso

(31) 2103-2700 (31) 99281-1520


Martionei Gomes – Superintendente da CDM

(31) 99400-7137


Nanda Soares 

Cofundadora do Movimento Mulheres 3S

Líder de comunicação e inovação social na CONECTIDEA 


Julia Caldas

Cofundadora do Movimento Mulheres 3S

Superintendente da FUNDAMIG

31 9 8751-3153 | julia@fundamig.org.br 


Mais informações:


Comments


bottom of page